Plano de negócios

Plano de negócios. Qual a finalidade?

Na busca pela estabilidade financeira sempre surge a opção de abrir um negócio próprio. Porém não é nada fácil aplicar uma ideia, para auxiliar com isso existe o plano de negócios.

Índice de Conteúdo

O que é um plano de negócios?

O objetivo de um planejamento é colocar no papel todas as variáveis de um negócio e avaliar cada ponto para prevenir surpresas futuras.

O plano de um negócio é basicamente um documento em que você reúne todas as informações que serão úteis na hora de abrir e administrar a sua própria empresa.

Porque eu preciso ter esse plano de negócios?

Não é obrigatório ter um plano para iniciar um negócio e nem é garantia de sucesso. Muitas empresas já começaram sem planejamento e deram certo. Porém no mundo do empreendedorismo existem vários obstáculos e imprevistos que podem derrubar a sua microempresa ainda nos primeiros meses de vida.

Com um plano de negócios bem formulado você tenta prever e se preparar para esses obstáculos, reduzindo o impacto causado e conseguindo reerguer o seu negócio.

Entretanto, muitas pessoas fazem planos sem se preocupar com sua real importância, e acabam se esquecendo de vários pontos principais.

Quando isso ocorre, o plano fica incompleto e pouco utilizável, o que pode custar caro no futuro quando a primeira crise bater em sua porta.

Quais as vantagens de ter um plano bem feito?

O plano empresarial vai definir como você quer que sua empresa seja e quais os requisitos devem ser cumpridos para isso. Quando você reúne essas e outras informações, acaba ganhando uma série de benefícios, como.

Serve como guia

Quando o documento está pronto, ele pode ser visto como sendo um guia para que seu negócio dê certo e siga o modelo que você pensou.

Aliás, saber qual o próximo passo que deve ser dado é uma das decisões mais difíceis no empreendedorismo. Sem o plano como guia a sua vida pode ficar estressante.

Minimiza os riscos

Outra característica do plano de negócios é a visualização de todo o empreendimento em um documento único.

Isso permite uma análise minuciosa de vários casos e hipóteses de mercado, avaliando quais os riscos reais e as opções para minimizá-los.

Em outras palavras, o plano empresarial ajuda você a ver em quais pontos do seu negócio os riscos estão muito altos e ajuda a descobrir alternativas para contornar isso.

Pode ser utilizado para conseguir crédito

As instituições financeiras costumam avaliar o perfil dos seus clientes antes de realizar um financiamento ou empréstimo. Isso ocorre porque a instituição deve ter certeza que os riscos de inadimplência são baixos.

Quando você anexa o seu plano empresarial no pedido de crédito, automaticamente está mostrando que está preparado e tem uma probabilidade alta de sucesso.

Além disso, oferece uma visão mais ampla de seu negócio para a instituição, que consegue avaliar os riscos de um empréstimo com mais precisão, e consequentemente ajuda a liberar o seu financiamento.

Define “O que”, “Como” e “Quem”

Ideias de empresas novas surgem a todo momento na cabeça das pessoas, mas apenas uma pequena porcentagem consegue transformar essa ideia em um negócio de verdade.

Isso acontece porque as ideias são muito abstratas, e fica difícil de responder as perguntas básicas “O que vai ser feito, como vai ser feito e quem vai realizar”.

Com o plano de negócios você acaba respondendo essas questões e formalizando isso em um documento.

O plano empresarial só funciona para abrir empresas?

O plano empresarial só funciona para abrir empresas 300x200 - Plano de negócios. Qual a finalidade?

Existem várias empresas que abrem sem o mínimo de planejamento e acabam observando dificuldades logo nos primeiros meses de vida.

Entretanto o plano empresarial não é exclusividade de empresas que estão só no papel. Você pode montar o seu plano com a empresa já em funcionamento.

A ideia do plano é organizar as informações para ajudar o empreendedor a visualizar os pontos importantes do negócio. Nada impede você de começar a planejar um negócio que já está no mercado.

Modelo de plano de negócios

Agora que já sabemos as vantagens e o que é um plano de negócios, está na hora de aprender a construir um modelo eficiente.

O plano empresarial é dividido em seções, onde cada uma irá abordar um assunto específico. A relevância de cada sessão varia de empresa para empresa.

Introdução

A primeira seção textual do seu plano empresarial é o lugar onde você vai apresentar a ideia do negócio e as informações básicas para quem for ler entender o contexto em que se enquadra a empresa.

Nessa seção você precisa colocar vários dados, como.

  • Descrição da empresa;
  • Missão;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Nicho de mercado;
  • Enquadramento fiscal;
  • Localização;
  • Informações dos empreendedores.

 

Essa parte tem a intenção apenas de informar as informações base do seu negócio, por isso sempre tente ser claro e objetivo, não ocupando mais do que duas páginas.

Planejamento do produto

Toda empresa precisa vender algo, seja um produto ou um serviço oferecido. E nessa seção é onde você coloca todas as informações sobre o seu produto, como.

  • Fabricação e produção;
  • Matéria prima necessária;
  • Recursos utilizados para produção;
  • Ciclo de vida;
  • Público alvo do produto.

 

Com essa seção do plano de negócios você já sabe qual o produto do seu negócio e as particularidades de produção. Muitas vezes você vai precisar de ajuda técnica para definir esses dados, principalmente no caso de empresas industriais, que realizam a fabricação de produtos

Análise de mercado

Nesta etapa do planejamento você precisa descobrir se a sua ideia de negócio é realmente viável, ou seja, se existem pessoas interessadas em comprar o seu produto.

Além disso, também deve avaliar os seus concorrentes, para entender qual o diferencial de cada um e o que é necessário para você conquistar os seus próprios clientes.

O objetivo dessa seção é responder algumas perguntas, como por exemplo,

  • Quem são meus clientes?
  • Porque eles compram esse produto?
  • Qual o seu status de vida?
  • O que chama a atenção deles?
  • Porque eles compram com os concorrentes?
  • Qual o preço da concorrência?

 

Outra análise muito útil nessa seção é identificar quem são seus fornecedores e quais os preços e prazos que eles oferecem.

Para responder essas perguntas e identificar todos os pontos chaves do mercado, você pode utilizar várias ferramentas, inclusive as pesquisas com o cliente.

Nessas pesquisas você cria um questionário simples com várias questões e procura voluntários que se enquadrem no seu público alvo.

Plano de marketing

Nesta seção do plano de negócios você já conhece o seu público e o mercado em que vai atuar. Agora precisa definir quais serão as suas ferramentas e estratégias de marketing.

O marketing é fundamental para aumentar a visibilidade e o alcance da sua marca, atraindo mais clientes e, consequentemente, vendendo mais.

Existem vários métodos diferentes para você anunciar os seus produtos. Cada método funciona melhor para um tipo ou outro de público alvo.

Porém independente do seu mercado, o marketing digital é uma ferramenta valiosa, hoje o volume de pessoas que utilizam a internet para descobrir produtos é enorme.

Aproveite esse espaço digital e defina algumas campanhas de marketing online, utilizando redes sociais e até sites próprios. O objetivo do plano de marketing é definir a melhor forma para a sua marca interagir com o seu público.

Plano operacional

Essa é outra etapa importante do plano de negócios, onde você vai definir como funciona toda a operação de sua empresa.

É aqui que você vai identificar quais equipamentos precisa ter, quantos funcionários são necessários para cada ação e até quanto tempo cada operação dura.

Os dados que serão detalhados nessa seção vão ser extremamente úteis na hora de estimar o custo de abertura da sua empresa e calcular os custos fixos e variáveis de produção.

Plano financeiro

Agora você já tem todas as informações de como a sua empresa será, quais os produtos ou serviços oferecerá, como é o mercado, como vai realizar o marketing e como funcionará a produção

Então todas essas informações serão utilizadas para calcular os custos, investimentos e avaliar se o seu negócio é realmente viável.

1. Investimento inicial:

O primeiro passo é descobrir quanto custa para comprar todos os equipamentos, a matéria prima inicial, a locação e até os custos jurídicos para abrir sua empresa.

Esses valores são importantes para você descobrir quanto vai ter que investir e para saber quanto pedir na hora de abrir uma linha de crédito no banco.

2. Custos fixos:

Plano de negócios Custos fixos 300x200 - Plano de negócios. Qual a finalidade?

Outra informação importante que deve constar no plano de negócios é o custo fixo mensal que você terá.

Esse custo é composto por todos os gastos que sua empresa vai ter mensalmente, como:

  • Aluguel;
  • Salários;
  • Contabilidade;
  • Luz e água;
  • Impostos;

 

Os gastos fixos são do empreendimento, e não dos produtos e serviços.

3. Custos variáveis:

Já aqui são todos os gastos que variam conforme a sua produtividade.

São exemplos de custos variáveis:

  • Matéria prima;
  • Hora máquina;
  • Custo de estoque.

 

Conhecer estes custos são essenciais para você descobrir quanto deve ser a sua produtividade para pagar as contas mensais. Por isso na hora de realizar esse cálculo, procure descobrir o custo por produto ou serviço.

Por exemplo, uma certa fábrica vai ter um custo variável de 15 reais por peça produzida. Já uma prestadora de serviço vai ter um custo de 12 reais por hora trabalhada.

4. Preço de venda.

Depois que você descobre quanto custa para realizar o seu trabalho, você precisa definir um valor de venda do produto. Para isso você define uma porcentagem de margem de contribuição.

Margem de contribuição é o valor que sobra da receita obtida com as vendas dos produtos e serviços após retirar o valor dos gastos variáveis (custos variáveis e despesas variáveis).

Por exemplo, se custa 10 reais para produzir uma peça e mais 2 reais de embalagem, o gasto total é de 12 reais.

Para obter 30% de margem sobre a venda:

(12,00:(100-30))x100=

(12,00:70)x100=

0,1714×100=

= R$17,14 preço de venda

 

17,14 – 12,00 =

= R$ 5,14 de margem

 

Vendendo a R$17,14 cada peça

17,14 – 30% de margem=

17,14- ((17,14×30):100)=

17,14 – 5,14=

=R$12,00 do gasto total

 

Atenção:

Não é a todo momento que a margem que você quer é o que pode ser praticado.

Observe se seu preço está ajustado com a realidade do mercado e quais termos de valores a sua concorrência está praticando.

 

5. Ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio é essencial no plano de negócios para definir se uma ideia é viável ou não.

As suas vendas devem atingir uma margem de contribuição eficaz para cobrir os gastos fixos do seu negócio.

O equilíbrio é, basicamente, o quanto você deve vender para ficar sem nenhum prejuízo e sem nenhum lucro.

Ou seja, você deve igualar o valor de venda do produto pela soma entre custo variável e fixo e calcular a produção, veja um exemplo.

Uma fábrica A tem um custo variável de 20 reais por peça e um custo fixo de 1000 reais. O seu preço de venda é de 30 reais por peça.

Então,

20x + 1000 = 30x

1000= 30x-20x

1000= 10x

x= 1000/10

x= 100 peças

 

custo variável = R$ 20,00 x 100 pçs = R$ 2.000,00

custo fixo = R$ 1.000,00

vendas = R$ 30,00 x 100 pçs = R$ 3.000,00

 

custo variável + custo fixo = vendas

2000 + 1000 = 3000

3000 = 3000

 

Ou seja, a fábrica deve vender 100 peças para passar o mês sem prejuízo.

Em um caso real, o cálculo não é tão simples, já que uma empresa produz vários produtos e cada um contribuiu um pouco para o lucro final.

6. Retorno financeiro

A meta de toda empresa é ganhar dinheiro. Porém grande parte do lucro nos primeiros anos é gasto para pagar os investimentos iniciais.

Nessa parte do plano de negócios você faz uma projeção de vendas para os próximos anos e calcula qual o tempo necessário para conseguir pagar o investimento inicial.

Se o tempo for muito longo, a sua ideia pode não ser viável ou você precisa reorganizar o seu plano empresarial para reduzir os custos e aumentar os lucros.

Passos do plano empresarial

Plano de negócios Passos do plano empresarial 300x200 - Plano de negócios. Qual a finalidade?

Para resumir um pouco o plano de negócios separamos uma lista com os passos que você deve seguir.

  • Montar a introdução com várias informações sobre a empresa.
  • Planejar os seus produtos e serviços;
  • Fazer a análise de mercado para ver se existem clientes interessados;
  • Criar o plano de marketing para saber como divulgar sua marca;
  • Criar o plano operacional para saber como produzir o seu produto;
  • Criar o plano financeiro para descobrir quanto custa a sua empresa e se ela é viável ou não.

 

Claro que cada empresa é única e você pode adicionar ou omitir algumas informações do seu plano de negócios. A ideia é detalhar o máximo possível para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Além disso, o plano ajuda você a testar alguns cenários hipotéticos, como escolher diferentes equipes de funcionários e ver como isso impacta o seu lucro final. Isso ajuda você ter uma visão mais completa dos desafios enfrentados por um empresário.

Aprenda mais dicas de empreendedorismo

O plano de negócios é o primeiro passo para abrir uma empresa e se tornar o seu próprio chefe. Porém o caminho do empreendedorismo é longo e cheio de desafios.

Acompanhe os nossos conteúdos e conheça mais dicas e estratégias para montar uma empresa de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro